Sobre Artista
Juliano Rossi, conhecido profissionalmente como Ju Rossi, é um multifacetado artista brasileiro, nativo da cidade mineira de Poços de Caldas, cujo trabalho se expande além das fronteiras tradicionais das disciplinas artísticas.
Ele é um empreendedor cultural que engaja a comunidade através da arte, especialista em marketing Digital, além de ser um terapeuta qualificado, ator talentoso, músico e poeta inspirado.
Ju Rossi também possui uma vasta experiência em fotografia, cenografia, construção de bonecos e ilustração, revelando uma gama diversificada de habilidades criativas.
Como designer gráfico, ele adquiriu notável competência na criação de visuais esteticamente agradáveis e impactantes.
Ele é o diretor de criação e estilo da Muié Colores, um projeto artístico que combina poesia, ilustrações e pinturas autênticas, além de imagens geradas por Inteligência Artificial complementadas por design gráfico.
Ju é conhecido por sua arte autoral que ressoa com o presente, oferecendo ao espectador uma oportunidade de reflexão.
O trabalho de Ju está profundamente enraizado em sua paixão e amor pela cultura brasileira. Sua arte é uma celebração vibrante da brasilidade, refletindo tanto a complexidade quanto a beleza da vida contemporânea no Brasil.
Sobre a obra artística
As obras de Ju Rossi apresentam uma peculiaridade.
Os originais são feitos em papel canva na técnica mista (marcador, colagem, acrílica)
“A coleção “Muié Colores” é um recorte não só de ilustrações, mas de memórias.”
Desenho mambembe nascido na estrada, pulsa com suas padronagens vibrantes construídas com aquilo que se tem à mão e a “perspectiva oculá que se tem no zóio” como Juliano diria.
A coleção de ilustrações desse multi artista é desenho empírico liberto.
Cada ilustração da Muié Colores é um estado de espírito, um poema e uma questão bastante particular: Juliano é daltônico.
Uma suspeita infantil, vinda dos tempos de catação de amoras, vista como lerdeza aos olhos dos amigos e inabilidade aos dos professores de artes.
Com os números dos lápis decorados, Ju “vence” a escola e passa a vida brincando com pretos brancos e cinzas, quando finalmente, aos 26 anos, se descobre daltônico.
Talvez daí o encantamento do seu “esquema de cores” bastante incomum.
As mulheres de Juliano, tratadas com a profundidade da luz e da sombra (fruto do exercício do carvão e grafite no desenho de observação) mergulham e vestem-se de cor em esquemas geométricos e chapados, surpreendentes em seus verdes e amarelos fluorescentes.
Muié Colores é cheia de amor e brasilidade. Contém a alegria de quem já viu muito, sentiu muito, superou adjetivos inúteis.
Sejam todos muito bem vindos e bem-vindas ao Universo Colores de Ju Rossi.”
Bibiana Ferreira Pereira (formada em Artes Visuais: Licenciatura e História Teoria e Crítica da Arte- UFRGS)