SOBRE

Tempo de leitura: 10 minutos

 Ju Rossi é um artista transdisciplinar, ator/bonequeiro, músico, poeta, cenógrafo, construtor de bonecos, fotógrafo, ilustrador, designer, produtor cultural e de vídeos (videomarker), diretor de criação e estilo da Muié Colores e da agência de marketing Digital Cultural Os Divulgadores. É co-fundador da empresa Dança e Saúde.

Atua desde 2009 no marketing digital divulgando seus trabalhos e o de outros artistas. É responsável pelo lançamento e treinamento de diversos artistas no mercado digital. Seus premiados trabalhos de cenografia circulam pelos maiores festivais de artes do Brasil. Suas ilustrações encontram-se em galerias nacionais e internacionais. Seus projetos incorporam ideias de gestão e desenvolvimento sustentável.

Olá amantes da boa nova!

Penso que praticamente todo ser humano nasce predisposto a ser criativo, empreendedor, artista mas, poucos conseguem entender a essência desta palavra.

Sou um amante das Tecnologias e desde 2009 venho errando e acertando em como aplicá-las no Trabalho artístico.

Foi quando minha amiga e mentora Ariane Feijó da empresa Otimifica e Todo Mundo Precisa de Um RP  me apresentou o Marketing Digital (inbound marketing),  e pensei como aplicar isso na arte?

Pausa

Deu um nó na cabeça, até por que não temos muita referência no mercado cultural brasileiro de outros artistas que aplicam o Marketing Digital na geração de conteúdo, os que aplicam pagam para agências especializadas gerenciarem sua carreira.

Sendo realista, não é todo mundo que tem dinheiro para pagar uma agência, pelo menos eu nunca tive.

Foi ai, que comecei a estudar para poder aplicar nos meus trabalhos pessoais, são mais de 3 anos de estudos ininterruptos:

  1. Primeiro organizei minha casa, mudei a mentalidade de pensar e agir, refiz meus – sites/blogs.
  2. Fiz meu mapa mental – quem sou? Qual meu propósito? Qual é meu legado para o Mundo?
  3. Fiz inúmeras perguntas para chegar em respostas simples e objetivas
  4. Tracei minhas metas e elegi um projeto por vez, afinal todo artista é caótico e faz mil coisas, não é?

ATENÇÃO – se você chegou até aqui neste blog, já é um bom começo para a transformação, então não se preocupe com o caos, ele faz parte de qualquer caminho de um empreendedor (a), cresça no caos, mas nunca deixe de ir em frente e realizar suas metas, seus propósitos pessoais e artísticos.

Dá trabalho, é preciso muita resiliência, humildade, generosidade e estudo. Sempre que estou cansado eu mentalizo e continuo, eu sei que cada processo tem um tempo e este tempo está nas nossas mãos.

“Eu sou Capitão da Minha Alma” Nelson Mandela

Não desista! Não deixe a vida te levar, vida leva eu…

Onde fui estudar marketing digital?

Comecei a estudar e fazer os cursos com os maiores nomes do marketing digital do Brasil;

  • Erico Rocha – se tornou o principal guru de marketing digital para pequenos negócios online no Brasil
  • Camila Porto –  especialista em  Facebook Marketing é uma referência nacional.
  • Alex Vargas –  empreendedor digital especialista em marketing de Afiliados e criação de infoprodutos
  • Rd Station –  é um software completo para gestão e automação de marketing e vendas para pequenas, médias e grandes empresas, ele fazem cursos e palestras por todo Brasil.
  • Ariane Feijó –  Criadora do Inbound PR. Otimifica, especialista em marketing para empresas que entendem a efemeridade do digital.

Outras fontes de estudos e inspirações, acho que vai inspirar também:

  • Rock Content – é a empresa líder em marketing de conteúdo no Brasil.
  • Neil Patel – é um autor, empresário, profissional de marketing e blogueiro.
  • Flávio Augusto – é um empresário e escritor brasileiro. Fundador da empresa Wise Up, Geração de Valor, Meu Sucesso, atual presidente do Orlando City Soccer Club
  • Murilo Gun – é um humorista, palestrante e empreendedor brasileiro.
  • Mário Sergio Cortella – é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro, trabalhou anos ao lado de mestre Paulo Freire.

E depois…

Montei as plataformas, ou melhor projetos e este blog e a Muié Colores com a missão de provocar artistas a se divulgarem e montarem seu patrimônio Digital de forma a terem resultados na prática, aumentado sua audiência com seu público gerando assim uma estrutura sustentável.

É bem comum na maioria dos casos, que os artistas não consigam se manter no mercado de uma maneira sólida, acabam mudando de rumo, ou desistindo pelo simples fato de ignorar outras ferramentas essenciais de gestão.

Correr riscos calculados, ter foco, executar um boa gestão seja ela em um projeto cultural, um evento, show musical, montagem de espetáculo de dança, teatro, teatro de bonecos, teatro de rua, na cenotécnica, cenografia, fotografia e por aí vai.

A tecnologia veio contribuir, para romper essas barreiras e o Marketing Digital de Conteúdo é considerado por muitos a única forma sustentável e duradoura de relacionamento cliente x empresa = ator x público x poder público x poder privado

O professor universitário Philip Kotler é considerado um dos grandes mestres do marketing é um visionário e tem um trecho que ele diz: “Vender produtos não pode mais ser o único propósito do marketing.

Segundo Kotler, o marketing digital deve estar focado na criação de um relacionamento duradouro entre o cliente e a empresa.”

Vamos transcrever para o nosso cenário de artes, vender um quadro, um espetáculo, um show, uma aula não pode ser o único meio de se relacionar, é preciso também focar na criação de um engajamento constante com o nosso público/plateia/mecenas.

Mas como criamos esse engajamento duradouro que Philip Kotler diz?

– Bem, certamente você e muitos artistas divulgam quase 90% de sua arte nas redes sociais, se concentrando entre Facebook e Instagram (detalhe o Facebook é dono do Instragam e Whatsap), mas será que você está se comunicando de uma maneira eficaz e para o público certo e no lugar correto?

Todas as redes sociais são CASAS ALUGADAS, nunca se esqueça disso, se qualquer uma delas resolverem mudar sua política ou simplesmente acabarem, seu Patrimônio Digital Artístico morre!

Sim isso é verdade.

A Google, maior plataforma de busca do mundo, juntamente com o Youtube (pertencente a Google e segunda maior) não acessam as informações internas destas redes sociais, palavras chaves, fotos, textos, etc.

Façamos o teste:

  1. entre no buscador da Google, desconecte da sua conta do Gmail pois assim você passa por buscador anônimo desvinculando-o da tenência da ferramenta de buscar através das suas pesquisas anteriores.
  2. digite algum post ou nome de algum espetáculo seu e veja se aparece.
  3. Viu? E se aparecer de onde ele vem? Certamente de um blog ou site de agenda cultural ou assessoria de imprensa.
  4. Vale salientar que como o próprio nome diz a Google é um buscador e as redes SOCIAIS não. Estas são um Feed de notícias constante (criada para relacionamentos entre pessoas).

Por isso a importância de ter um Blog/site, uma plataforma sua, do seu trabalho ou grupo.

Esta será sua casa a partir de agora!

Lá você poderá criar seu próprio Patrimônio Digital e relacionar se com seu público.

Alguns de vocês devem lembrar da nossa velha pastinha com fotos e encartes de jornais velhos, hehe.

Hoje elas dão lugar aos tablets, mobiles, aplicativos, vlog, Podcast (#ficadica), entre outros.

Então você deve estar se perguntando, Ju mas como fazer?

Ai vem a minha missão com o este blog e a revista digital cultural Muié Colores,

Tenho com objetivo e propósito instrumentalizar e empoderar você artista a gerar conteúdo de forma organizada, com visão e gestão sustentável, potencializando o seu trabalho artístico perante o seu público, seus fãs e possíveis clientes.

Vou te mostrar alguns dos meus cases

2017 – Dança e SaúdeAndrea Spolaor, bailarina e coreógrafa

Foi criada em 2017 – com a missão de ajudar pessoas a se conectarem consigo mesmas e com o mundo através do movimento disponibilizando conteúdos sobre Dança e Flymoon. 

Neste projeto sou o Co-produtor – em um ano construímos toda a presença digital da Andrea, site, plataformas sociais, canal do youtube e cursos.

O engajamento e a audiência on-line da Andrea Spolaor vem crescendo a cada dia. Tem sido chamada para realizar cursos e fazer direção de espetáculos de dança pelo pais.

Ps – neste case em especifico, nasce no meio do meus estudos de marketing digital, pude traçar passo a passo toda estrategia pre definida por mim e Dea.

Viu!!!

Esta é a prova viva de que o marketing digital é a maior ferramenta de engajamento que você pode usar.

  2015 – Banda Capitão Rodrigo – após a estreia da Ópera Rock “ A Saga de Um Homem Comum” obteve grande reconhecimento da crítica e do público. Prova disso é o ineditismo artístico de um mesmo espetáculo ser indicado, simultaneamente, ao Prêmio Açorianos de Música e de Teatro. Das cinco indicações, entre elas de Melhor Espetáculo Musical, conquistou o troféu de Melhor ProduçãoComo se não bastasse, nós fomos contemplados com dois prêmios de circulação, nacional e estadual, através do FAC Pro-cultura RSDepois de realizar a turnê pelos estados de MG, RJ e SP fechando o ano com mais de 40 apresentações.
O Patrimônio digital da banda é fruto da dedicação de inúmeros profissionais em vários anos.

Eu sou responsável pelo gerenciamento de marketing , social media e presença digital; site, email…  


2009 – Corsários Inversos – espetáculo de teatro de rua com imenso sucesso de público, são 8 anos de estrada, percorrendo os maiores festivais de teatro e Teatro de Bonecos do Brasil e América Latina, são 15 estados, 60 cidades, já apresentamos para mais de 200 mil espectadores.

Sou responsável por toda divulgação na redes sociais, na criação de conteúdos e no canal do Youtube.

2012 – Muié Colores – é uma ecommerce de moda, acessórios, casa e decoração que trabalha com o conceito de sustentabilidade a partir de ilustrações e poemas exclusivos meus. Minhas  ilustrações encontram-se em galerias nacionais e internacionais. Além disso ela conta com conteúdos semanais acerca do empreendedorismo cultural, marketing digital para artistas, arte, design, sustentabilidade, disponibiliza materiais gratuitos para estudo; ebooks, infográficos, planilhas, podcast e vídeos. Confira aqui o canal da revista no YOUTUBE – REVISTA DIGITAL CULTURAL MUIÉ COLORES

 

Sou responsável por todo gerenciamento de marketing da marca Muié Colores, praticamento todo o conteúdo gerado é autoral, fotos, vídeos, textos.

2017 – Os divulgadores – foi criada com a missão de levar conteúdo para artistas sobre Marketing Digital.

Depois de muitas pesquisas com meu público, resolvi juntar as duas empresas – Muié Colores e Os Divulgadores. Então ficou assim, todo o conteúdo de Marketing Digital Cultural é divulgado nas plataformas da Marca Muié Colores, com intuito também de educar o consumidor, afinal hoje tudo é digital, e quanto mais pessoas conscientes no uso da internet, mais pensamento e atitude sustentável teremos.

Atualmente trabalho gerenciando e produzindo alguns projetos Culturais e dando mentoria e consultoria para diversos artistas on-line e presencialmente – se tiver interesse entre em contato pelo ju@jurossi.com